No Thumbnail Available

Volume Title

UFVJM

Abstract

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) apresenta altas coberturas em crianças desde 1990. Mas, a partir de 2016, observa-se uma diminuição no número de vacinado da ordem de 10 a 20%, o que vem causando impacto sobre a saúde materno-infantil e surtos de doenças preveníveis. O problema parece ter se agravado com a pandemia de SARS-COV-2. O objetivo deste estudo foi analisar as coberturas vacinais de rotina do PNI em menores de 1 ano de idade nos municípios mineiros e suas relações com as características sociais, demográficas, econômicas, de assistência social e de assistência à saúde no período de 2010 a 2021. Trata-se de um estudo ecológico de corte transversal envolvendo os 853 municípios de Minas Gerais. Foram utilizados dados secundários disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e indicadores disponíveis no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, no Atlas da Vulnerabilidade Social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e na Plataforma e-Gestor Atenção Básica, bem como dados sobre salas de vacina na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). Obteve-se uma análise descritiva da cobertura vacinal e das características dos municípios, com medidas de tendência central e de dispersão, análise da normalidade e das frequências simples das categorias das variáveis selecionadas. Foram utilizados os testes t de Student, ANOVA, Kolmogorov-Smirnov e Qui-quadrado de Pearson. Para verificar a relação entre as características dos municípios e o desfecho do Índice de Cobertura Adequada de Vacinas (ICAV), utilizou-se o modelo multivariado de Regressão de Poisson, calculando-se as razões de prevalência e os intervalos de confiança. A associação entre as variáveis foi definida pelo teste de Qui-quadrado de Wald ajustado com p< 0,05. Os resultados demonstraram que, quanto ao porte populacional, 79,1% dos municípios mineiros estão no estrato de 20 mil habitantes e menos; 87% são definidos como ‘Tipicamente Rurais’; um quarto apresenta Gini indicando ‘Concentração Média a Forte’; 73,3% obtiveram Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Médio a Baixo; quase metade apresentou Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de Baixo a Muito Baixo; e 89% se enquadram na categoria de Baixa Mortalidade Infantil. Houve aumento de 72,5% no número de salas de vacina de 2012 a 2020. Os anos de 2010 e 2011 foram os com maior porcentagem de municípios com coberturas recomendadas, e 2021 o ano com menos municípios alcançando a meta. A partir de 2016, há uma ocorrência de resultados piores para um percentual maior de municípios, mais evidente na BCG, Pentavalente, Poliomielite e Febre Amarela. Em 2020, observou-se a menor cobertura dos sete imunizantes avaliados, seguido dos anos de 2021, 2014 e 2016. Dos municípios mineiros, no período de 2010 a 2015 e de 2016 a 2021, respectivamente 57,3% e 63,3%, não alcançaram as metas preconizadas em cinco dos sete imunizantes do PNI. Na análise multivariada, os indicadores ‘Macrorregiões de Saúde’, ‘porte populacional’ e ‘ruralidade’ apresentaram diferenças significativas no não alcance de metas do ICAV de 2010 a 2015. E no período de 2016 a 2021, as características ‘Macrorregiões de Saúde’, ‘porte populacional’ e ‘Classificação de Gini’ foram associadas ao não alcance de metas do ICAV. As coberturas vacinais são heterogêneas nos municípios. Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Citation

CARDOSO, Denise Maria Vilela. Coberturas vacinais de rotina em menores de um ano de idade nos municípios do Estado de Minas Gerais entre 2010 e 2021: um estudo ecológico. 2023. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional Saúde, Sociedade e Ambiente) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2023.

Endorsement

Review