Morfologia de Bedellia somnulentella Zeller, 1847 (Lepidoptera: Bedelliidae)

No Thumbnail Available

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

UFVJM

Abstract

RESUMO GERAL: Bedellia somnulentella Zeller (Lepidoptera: Bedelliidae) é um microlepidóptero minador, de hábito crepuscular, distribuição cosmopolita, e considerado também uma das principais pragas de Ipomoea batatas (Convolvulaceae), causando danos à área foliar e reduzindo a taxa fotossintética e produtividade do hospedeiro. Esse microlépidoptero foi registrado recentemente no Brasil, estando restrito ao estado de Minas Gerais, em três municípios, atacando plantas de I. batatas, seu principal hospedeiro. Informações morfológicas sobre essa espécie são escassas, justificando este trabalho que tem como objetivo identificar características morfológicas para facilitar a identificação dos imaturos, bem como encontrar parâmetros que permitam o dimorfismo sexual em imaturos (e.g. pupa) e adultos de B. somnulentella. Os insetos utilizados no estudo foram adquiridos de criação feita no laboratório de Biologia celular da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde foram fotografados com câmera Canon EOS Rebel 54 T7I e luzes LED© Segurimax, ilustrados com Adobe Illustrator versão 2020 e realizada a análise da morfologia externa de pupas e adultos. O microscópio eletrônico de varredura utilizado foi Hitachi modelo TM 3000. Treze parâmetros foram definidos para mensuração de pupas e adultos de B. somnulentella e medidos com ImageJ. Os caracteres morfométricos de pupas e adultos, bem como o peso das pupas foram submetidos ao teste t (P<0,005) de probabilidade pelo Software R Core Team. A nova descrição dos imaturos de B. somnulentella colaborou com o enriquecimento de informações que auxiliam na identificação da espécie. Os dados morfológicos, bem como o registro dos diferentes estágios do hospedeiro auxiliam na identificação. O peso de pupas é um parâmetro seguro visando a sexagem. A presença de dois frênulos nas asas posteriores de fêmeas, os cercos alongados presentes e a diferença no último segmento abdominal dos adultos de B. somnulentella, além da posição de cópula dos adultos fornecem características na separação dos sexos. O comprimento total, largura da cabeça, largura do olho, comprimento da antena, comprimento das asas anteriores e comprimento dos tergitos abdominais das pupas fêmeas de B. somnulentella são maiores que naquelas masculinas. O comprimento do último tergito abdominal é maior em pupas masculinas. O comprimento total foi maior nas fêmeas de B. somnulentella bem como, envergadura das asas e largura do abdômen são os principais parâmetros morfométricos que diferenciam os machos das fêmeas enquanto os caracteres de comprimento da antena, largura do tórax, comprimento do abdômen são maiores em machos, sendo parâmetros seguros de dimorfismo sexual em B. somnulentella.

Description

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Citation

PINHEIRO, Rodrigo Almeida. Morfologia de Bedellia somnulentella Zeller, 1847 (Lepidoptera: Bedelliidae). 2022. 47 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.

Endorsement

Review