No Thumbnail Available

Volume Title

UFVJM

Abstract

O feijão-guandu, Cajanus cajan (L.) Millsp. (Fabaceae) é uma planta de grande importância nas regiões semiáridas, por ser fonte de proteína e vitaminas e ser tolerante à seca e a solos pouco férteis. A cultura depende do nitrogênio ofertado pela adubação mineral ou pela fixação biológica do nitrogênio. No entanto, esses dois métodos são pouco estudados para a cultura, e o nitrogênio mineral pode desencadear a atração de insetos-praga causadores de danos e perdas econômicas. Indivíduos de Gargaphia lunulata foram observados em plantas de C. cajan em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, em Montes Claros, estado de Minas Gerais. O objetivo do trabalho foi relatar a primeira ocorrência de G. lunulata em Montes Claros, Minas Gerais e avaliar o efeito da inoculação de Rhizobium tropici e da adubação nitrogenada sob os parâmetros fisiológicos de C. cajan atacado ou não por G. lunulata. Este é o primeiro relato de G. lunulata danificando C. cajan em Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Foram encontrados adultos e imaturos de G. lunulata colonizando plantas de três genótipos de C. cajan (BRS03, BRS04 e IAPAR 43). As plantas atacadas e não atacadas por G. lunulata e sem efeito da adubação e inoculação foram agrupadas em cinco clusters. Já as plantas sob efeito da adubação e inoculação não atacadas por G. lunulata foram agrupadas em três clusters e as plantas atacadas, em 5 clusters. De forma geral, as plantas sob ataque de G. lunulata apresentaram valores mais altos de Fo e, mais baixos de Fv/fm e ETR. A análise de K-means indicou que a inoculação, adubação base e nitrogenada alteram as respostas fisiológicas dos genótipos sob ataque ou não de G. lunulata. As plantas foram adequadas para este inseto como abrigo, fonte de alimento e local de reprodução. As injúrias provocadas por G. lunulata apresentam potencial para provocar prejuízos econômicos ao cultivo de C. cajan.

Description

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Área de concentração: Produção Vegetal.

Citation

ALMEIDA, Samuel Mendes. Ataque de Gargaphia lunulata (Hemiptera: Tingidae) e estresses fisiológicos em Cajanus cajan com adubação nitrogenada e inoculação de Rhizobium tropici. 2023. 42 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2023.

Endorsement

Review