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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1336
Title: Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha: um olhar sobre o PROCAMPO
Authors: Ansani, Carolina Vanetti
Thesis advisor: Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de
Thesis advisorco: Paiva, Adriana Gomes de
Key words: Educação do Campo;  Políticas públicas;  Movimentos sociais;  Estado;  Educação superior;  Rural education;  Public policy;  Social movements;  State;  Higher education
Recommend for theses/dissertations: 2016
Issue Date: 2016
Note dissertation / thesis: Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, [2016].
Citation: ANSANI, Carolina Vanetti. Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha: um olhar sobre o PROCAMPO. 2016. 90 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, [2016].
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise exploratória a respeito do processo de construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, o PROCAMPO/LEC, relacionado ao contexto de construção das lutas e políticas públicas em torno da Educação do Campo no Brasil, em Minas Gerais e mais especificamente no Vale do Jequitinhonha. Para tanto foi utilizado o estudo de caso, com pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, centrada nas mobilizações sociais em torno de uma perspectiva de educação camponesa e a resposta do Estado a essas demandas, bem como análise documental dos registros do PROCAMPO, e ainda em entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos em diferentes etapas de construção do PROCAMPO na UFVJM, a saber: representantes da administração da UFVJM e do curso, professor voluntário, egressos do curso, e representante da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. O que se observou neste estudo foi a desconexão entre as propostas elaboradas pelos movimentos sociais em relação à educação do campo quando estas se tornam políticas públicas. A rigidez das normas estatais, o pouco entendimento dos gestores sobre as demandas e propostas dos movimentos, além de divergências políticas provocaram descontinuidades entre as experiências educacionais construídas pelos movimentos e as políticas públicas implementadas a partir de uma orientação pela Educação do Campo. Tais descontinuidades foram observadas não só no âmbito geral, mas também no PROCAMPO da UFVJM e indicam pontos nodais que demandam maior abertura para o diálogo entre estado e sociedade. Também ficou explícita a fragilidade das políticas públicas de educação do campo, muitas vezes secundarizadas até mesmo pelas instituições que as acolhem. E por consequência, trouxe à tona a grande energia dispendida pelas organizações camponesas na manutenção dessas políticas, mesmo com críticas a seu formato e forma de implantação.
Abstract or summary: The present study aimed to carry out an exploratory analysis about the construction process of the Rural Education Licentiate Course at the Federal University of Jequitinhonha (PROCAMPO / LEC), related to the context of social movements claims for Rural Education public policies in Brazil, Minas Gerais, and more specifically in the Jequitinhonha Valley. For this case of study qualitative research was used through literature review focused on social mobilization for rural education and the State's response to these demands. Along with documentary analysis of PROCAMPO records, semi-structured interviews with individuals involved in different stages of construction in UFVJM PROCAMPO - two ex-member of the administration of UFVJM and PROCAMPO, a volunteer teacher, two course graduates, and a member of the State Department of Education of Minas Gerais - were also used. In this study it was possible to observe the disconnection between the social movements proposals and its respective public policies. Some of the reasons were rigid state standards, the limited understanding of the managers on the demands and proposals of the social movements, and political differences between involved parts. Such discontinuities were observed not only in general context but also in the UFVJM PROCAMPO and indicate nodal points that require more openness for dialogue between state and society. The fragility of public policy for rural education was also explicit, often backgrounded even by the same institutions hosting them. As a result, it was brought to light the great energy expended by peasant organizations in maintaining these policies, despite criticism of its format and implementation form.
URI: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1336
Appears in Collections:PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

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