Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

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FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

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    Diabetes Mellitus and periodontitis: molecular interrelationships
    (2016-05-03) Da Silva, Edson; Toledo, Marileila Marques; Campos, Luciana de Freitas
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    Diabetes crossword puzzle game
    (Journal of Diabetes Research and Therapy, 2018-03-16) Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques
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    The misuse of social media and the propagation of incorrect information about diabetes.
    (Journal of Diabetes Research and Therapy, 2019-02-05) Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques
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    Conservação pós-colheita de frutos de morangueiro em diferentes condições de armazenamento
    (Associação Brasileira de Horticultura, 2016-jul./set.) Andrade Júnior, Valter C.; Guimarães, Amanda G.; Azevedo, Alcinei M.; Pinto, Nísia A. V. D.; Ferreira, Marcos A. M.; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    O morango é um produto muito apreciado pelos consumidores devido às características organolépticas. Porém, os frutos do morangueiro são altamente perecíveis depois de colhidos, sendo necessário adotar medidas alternativas para prolongar o período de conservação dos frutos. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a conservação pós-colheita de frutos de cultivares de morangueiro em diferentes condições de armazenamento. Os frutos de morangueiro utilizados no experimento foram cultivados na fazenda da empresa Mape Frutas, localizada no município de Datas-MG. Foram avaliados os frutos de oito cultivares (Festival, Campinas, Toyonoka, Dover, Oso Grande, Camarosa Diamante e Aromas). As condições de armazenamento e as análises foram realizadas no Laboratório de Tecnologia Biomassa do Cerrado da UFVJM. As condições de armazenamento foram em câmara fria (temperatura média 2,34±0,78°C e umidade relativa 89,93±4,14%) e condições ambiente (temperatura média 17,43±2,68°C e umidade relativa 74,11±10,44%). As características foram analisadas por 12 dias, com avaliações a cada 3 dias: aparência, incidência de doenças, teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável total, vitamina C e firmeza. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial com oito cultivares de morangueiro e cinco tempos de armazenamento, com três repetições, avaliados separadamente nas duas condições de armazenamento. Em condições ambiente os frutos de morangueiro podem ser armazenados por no máximo três dias. O armazenamento em câmara fria proporciona maior conservação pós-colheita de frutos de morangueiro, podendo os frutos ser armazenados até doze dias. A cv. Festival apresentou melhor conservação pós-colheita nas duas condições de armazenamento, enquanto que as cvs. Toyonoka e Campinas apresentaram maior incidência de doenças e menor firmeza de frutos quando comparadas com as outras cultivares.
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    Trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2019-12-17) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do III Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/2 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em sete Eixos Temáticos: 1) Identidades de gênero e sexuais 2) Uso de modelos e recursos didáticos 3) Estratégias de Ensino 4) Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) 5) Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) 6) Educação Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura 7) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
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    Poética corporal
    (UFVJM, 2019) Drumond, Guilherme Pereira; Lopes, Priscila; Niquini, Claudia Maria; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Catálogo fotográfico referente à experiência do projeto de extensão "Grupo de Ginástica de Diamantina" da UFVJM na Comunidade Quilombola Baú (Araçuaí, MG).
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    Produção de β-glicosidase por Aspergillus tubingensis AN1257 com uso de palha de milho como substrato
    (UFVJM, 2019) Santos, Ricardo Salviano dos; Campos, Stéfany Souza; Macedo, Alice Lopes; Vieira, Cimara da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
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    Trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências
    (UFVJM, 2019) Fernandes, Geraldo W. Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Este eBook apresenta os trabalhos completos do II Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turma 2019/1 e que são os resultados das pesquisas desenvolvidas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. Os trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos puderam ser organizados em quatro Eixos Temáticos: 1) Material Didático 2) Natureza da Ciência 3) Estratégias de Ensino 4) História e Filosofia da Ciência 5) Educação Ambiental Neste eBook, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas.
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    CriAtividade Física
    (UFVJM, 2019) Maturana, Luiz Gabriel; Santos, Letícia Gomes; Alves, Carolina Carvalho; Silva, Gabriel Fernandes
    Caro leitor, a presente cartilha foi concebida como resultado das atividades do projeto "CriAtividade Física 2" e baseia se na interdisciplinaridade no ensino como um caminho metodológico de diálogo entre saberes, ressaltando o caráter de integrar conhecimentos que são trabalhados separadamente O projeto foi construído com o objetivo de elaborar práticas pedagógicas interdisciplinares com Anatomia Humana e voltados para os cursos de graduação das áreas da saúde e ciências biológicas Tratam se de jogos de mesa que incorporam o lazer ativo com um duplo processo educativo por interesses intelectuais através de uma abordagem lúdica, envolvem regras, ludicidade, brincadeira, sociabilização, afetividade, comunicação, negociação, estratégia, memória, concentração e raciocínio lógico O projeto contou com intensa dedicação, por 1 ano de trabalho, de professores e estudantes de Educação Física, participou de alguns eventos científicos e ainda participará de outros Acredita se que a leitura e aplicação desta cartilha disponibilize exemplos de interdisciplinaridade e a percepção de sua importância, seja no ambiente de graduação criando formas de interação entre profissionais de Educação Física, Ciências Biológicas e demais cursos da área da saúde e até mesmo em pessoas que tenham a oportunidade de vivenciá-las valendo se de seus benefícios próprios e pelo aprendizado de Anatomia Humana.