Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

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FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

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    Construção de um livro digital como tecnologia educacional sobre judicialização da saúde pública
    (Atena, 2022-02-01) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo; Nunes, Ana Paula Nogueira
    Introdução: É crescente a busca por garantia do direito à saúde por via judicial. Portanto, é necessário informar e educar o público sobre a judicialização da saúde pública e suas implicações. Nesse sentido, a inserção de tecnologias educacionais digitais torna-se útil para os gestores da saúde compartilharem informações atualizadas aos interessados no tema. Objetivos: apresentar a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde pública. Método: estudo com abordagem metodológica, desenvolvido em 4 etapas: 1. definição dos itens relacionados ao desenvolvimento do material educativo; 2. Desenvolvimento da mensagem; 3. Ilustrações e layout; e 4: Reunião dos especialistas para adaptação final e conclusão da tecnologia em formato livro digital. O estudo ocorreu entre janeiro e julho de 2021, integrado à dissertação de A.F.G, mestranda de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se as plataformas digitais e ambientes virtuais: Canva®, Google forms® e WhatsApp® e Messenger. Resultados: este estudo descreveu a criação de um livro digital educativo intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais. Conclusões: Com esse estudo foi possível descrever e construir uma tecnologia educacional em formato de livro digital. A tecnologia foi destinada aos gestores, mas pode ser compartilhada com os usuários do SUS e profissionais das áreas da saúde e do direito que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo possa trazer contribuições para abordar o tema junto ao público-alvo por conter informações gerais acerca da judicialização da saúde pública no Brasil. Além disso, a versatilidade do livro digital para utilização nas redes sociais é um diferencial que poderá complementar ações de informação, comunicação e educação em saúde sobre o tema.
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    Judicialização da saúde pública: direitos do cidadão e deveres do Estado
    (UFVJM, 2022-01-31) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo
    Este e-book foi elaborado para o projeto Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os gestores municipais de saúde. Seu conteúdo foi baseado nas recomendações da Constituição da Organização Mundial de Saúde, CF/88, Lei 8080 e 8142 e visa contribuir para a melhor compreensão sobre a judicialização da saúde pública no Brasil.
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    Análise de vídeos do YouTube sobre judicialização da saúde: proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil
    (Research, Society and Development, 2022-07-15) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Nunes, Ana Paula Nogueira
    Objetivo: Avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTubesobrejudicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público. Metodologia: Estudo observacional, transversal, semiquantitativo realizado no YouTubeem 21/04/2020, usando o termo “judicialização da saúde”. Foram considerados os cem vídeos mais visualizados no país e excluídos aqueles não gravados em português,não relacionados à judicialização da saúdepública,duplicadose com mais de 50 minutos. Resultados: Dos 100 vídeos do estudo, 29 foram excluídos e 71 atenderam os critérios de inclusão, foram assistidos e analisados, resultando: 115.342 visualizações; 2.031 reações gosteie 84não gostei; 96 comentáriose mais de 18 horas de duração. Os órgãos do poder executivo, legislativo ou judiciário constituíram a principal origem de carregamento dos vídeos (n=21; 29,58%) e os profissionais do direito a principal origem de apresentaçãoou autoria.Os níveis de utilidade do conteúdo dos vídeos, a duração em minutos (p=0,0008) e o número de visualizações (p=0,0040) foram maiores na categoria moderadamente útil. Além disso, a duração e o número de visualizações foram significativamente mais baixos na categoria não útil. Conclusões: O estudo evidenciou que os vídeos do YouTubeanalisados são populares, têm abundância de fontes,seus conteúdoscontam com pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais ou segmentos do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que utilizar tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuáriodessa rede social virtual.