Skip navigation
DSpace logo
  • Home
  • Browse
    • Browse Items by:
    • Communities
      & Collections
    • Issue Date
    • Author
    • Advisors
    • Title
    • Document Type
  • Documents
    • Termo de autorização para outros materiais
    • Termo de autorização para teses e dissertações
    • Resolução Consepe
    • Manual do Repositório
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
  • Language
    • português
    • English

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2387
Title: O uso de softwares educacionais por professores de matemática
Authors: Fernandes, Nayara Rocha
Thesis advisor: Andrade, Paulo César de Resende
Key words: Ambiente digital;  Ensino-aprendizagem;  Formação de professores;  Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;  Digital environment;  Teaching-learning;  Teacher training;  Digital Information and Communication Technologies
Recommend for theses/dissertations: 20-Sep-2019
Issue Date: 2019
Note dissertation / thesis: Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.
Citation: FERNANDES, Nayara Rocha. O uso de softwares educacionais por professores de matemática. 2019. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.
Abstract: O software educacional é uma das ferramentas que viabilizam potencializar o ensino de matemática. A integração dos softwares educacionais amplia as possibilidades que o professor dispõe para o uso do computador na construção do conhecimento. Porém demanda um saber tecnológico mais avançado por parte do professor e, consequentemente, uma formação mais sólida e mais ampla. Considerando este cenário, desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo principal de investigar a utilização de softwares educacionais por professores de matemática, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo-descritivo. Inicialmente buscou-se identificar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe a utilização dos softwares educacionais dentro das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio de questionário online, verificou-se que os softwares educacionais foram utilizados no decorrer do curso. Constatou-se que aproximadamente metade dos entrevistados que atuam como professores de matemática alegaram utilizar e/ou ter utilizado softwares educacionais em suas práticas de ensino. Após a análise de dados desta etapa, buscou-se identificar como os professores de matemática utilizam os softwares em suas práticas de ensino, os desafios e as potencialidades. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. São inúmeros os desafios voltados para infraestruturas insuficientes das instituições educacionais, que muitas vezes impossibilita aos professores realizar aulas em ambientes informatizados. Mesmo assim os entrevistados tentam, dentro de seus limites e possibilidades, utilizar softwares nas práticas de ensino e aprendizagem visando proporcionar benéficos nas práticas pedagógicas. Os benefícios citados pelos professores estão relacionados à questão da agilidade nas práticas de ensino, ao melhor aprendizado dos alunos, à ampliação das possibilidades de explorar conteúdos, dentre outros. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da formação inicial de professores de matemática em articulação com a utilização de TDIC no ensino.
Abstract or summary: Educational software is one of the tools that make it possible to enhance mathematics teaching. The integration of educational software expands the possibilities that the teacher has for the use of the computer in the construction of knowledge. However, it demands a more advanced technological knowledge from the teacher and, consequently, a more solid and broader formation. Considering this scenario, this study was developed with the main objective of investigating the use of educational software by mathematics teachers, graduated from the Mathematics Degree course of the Federal Institute of Minas Gerais campus São João Evangelista. For this, a qualitative-descriptive field research was carried out. Initially, we sought to identify how the Pedagogical Project of the Course (PPC) proposes the use of educational software within the subjects of the Mathematics Degree course. Through an online questionnaire, it was found that the educational software was used during the course. Approximately half of the respondents who work as math teachers were found to use and / or have used educational software in their teaching practices. After descriptive analysis of data from this stage, we sought to identify how math teachers use software in their teaching practices, challenges and potentialities. For this, semi-structured interviews were conducted, analyzed using the content analysis technique. There are numerous challenges facing insufficient infrastructure of educational institutions, which often make it impossible for teachers to take classes in computerized environments. Even so, the interviewees try within their limits and possibilities to use software in teaching and learning practices, aiming to provide beneficial in pedagogical practices. The benefits cited by teachers are related to the issue of agility in teaching practices, better student learning, increased possibilities to explore content, among others. It is intended to contribute with this study to the field of initial formation of mathematics teachers in articulation with the use of ICT in teaching.
URI: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2387
Appears in Collections:PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nayara_rocha_fernandes.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record Recommend this item


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons