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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1777
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Flaviana Tavares Vieira-
dc.contributor.authorAoki, Fabiano Kenji-
dc.date.accessioned2018-10-04T19:44:59Z-
dc.date.available2018-10-04T19:44:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-12-15-
dc.identifier.citationAOKI, Fabiano Kenji. Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação. 2017. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1777-
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação e Tecnologias aplicadas em Instituições Educacionais.pt_BR
dc.description.abstractO tema da avaliação de instituições educacionais é bastante complexo. Nasce do anseio natural de uma organização em conhecer a si própria e de exigências legais e normativas de avaliação atualmente existentes para todos os níveis da educação, da básica à superior. Passa pelos esforços de organização, manutenção e produção de informações que, ao mesmo tempo em que atendem a norma legal, transformam-se em valiosa ferramenta para a tomada de decisões, quando sensibilizada a cúpula hierárquica de uma instituição sobre a importância do processo de autoavaliação institucional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigor desde 2004, examina as instituições de ensino superior (IES), os cursos de graduação e o desempenho dos estudantes. O presente trabalho teve por objetivo a elaboração do manual de processo de autoavaliação institucional com vistas a apoiar os trabalhos conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) das IES. A utilização de manuais em ambientes corporativos contribui para a compreensão e a consolidação de conhecimentos inerentes à área de atuação do profissional e para o norteamento das ações de grupos de trabalho orientados para um mesmo objetivo. A metodologia utilizada envolveu pesquisas bibliográfica e documental, tendo em vista o estudo exploratório de enfoque qualitativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2018-07-25T17:09:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) fabiano_kenji_aoki.pdf: 1033535 bytes, checksum: 2f0dc1bd0aca41817d8063177f6e1124 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2018-10-04T19:44:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) fabiano_kenji_aoki.pdf: 1033535 bytes, checksum: 2f0dc1bd0aca41817d8063177f6e1124 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-04T19:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) fabiano_kenji_aoki.pdf: 1033535 bytes, checksum: 2f0dc1bd0aca41817d8063177f6e1124 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopor-
dc.publisherUFVJMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcesso de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.refereeTeixeira, Flaviana Tavares Vieira-
dc.contributor.refereeAndrade, Paulo Cesar de Resende-
dc.contributor.refereeJáber, Júnio-
dc.contributor.refereeCambraia, Rosana Passos-
dc.subject.keywordAutoavaliação institucionalpt_BR
dc.subject.keywordComissão Própria de Avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordSINAESpt_BR
dc.subject.keywordCPApt_BR
dc.description.thesisDissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSalvador, Lucimar Daniel Simões-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)pt_BR
dc.description.abstractsThe subject of evaluation of educational institutions is quite complex. It is born of the natural yearning of an organization to know itself and the legal requirements and evaluation regulations that currently exist for all levels of education, from basic to higher education. It goes through the efforts of organization, maintenance and production of information that, while complying with the legal norm, become a valuable tool for decision making, when sensitized the hierarchical leadership of an institution on the importance of the process of self-evaluation institution. The National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), in force since 2004, examines higher education institutions (HEIs), undergraduate courses and student performance. The objective of the present work was to elaborate a process manual of the institutional self-evaluation to support the work carried out by the Self-Evaluation Committee (CPA) of HEI. The use of manuals in corporate environments contributes to the understanding and consolidation of knowledge inherent in the professional's area of activity and to the orientation of work group actions oriented toward the same objective. The methodology used involved bibliographical and documentary research, in view of the exploratory study of a qualitative approach.en
Appears in Collections:PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

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