Skip navigation
DSpace logo
  • Home
  • Browse
    • Browse Items by:
    • Communities
      & Collections
    • Issue Date
    • Author
    • Advisors
    • Title
    • Document Type
  • Documents
    • Termo de autorização para outros materiais
    • Termo de autorização para teses e dissertações
    • Resolução Consepe
    • Manual do Repositório
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
  • Language
    • português
    • English

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1618
Title: Fatores associados ao desempenho da Escola Estadual Matta Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Authors: Pacheco, Alessandra Cristina
Thesis advisor: Ferreira, Adriana Assis
Key words: Avaliação;  IDEB;  Indicadores de qualidade;  Evaluation;  Quality indicators
Recommend for theses/dissertations: 1-Nov-2017
Issue Date: 2017
Note dissertation / thesis: Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.
Citation: PACHECO, Alessandra Cristina. Fatores associados ao desempenho da Escola Estadual Matta Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).2017. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.
Abstract: Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar as possíveis ações implementadas pela Escola Estadual Matta Machado que contribuem para o desempenho dessa escola no IDEB, bem como identificar, de maneira geral, se e como são utilizados os resultados expressos pelo IDEB, e quais as possíveis ações utilizadas pela Escola diante desses dados. Na perspectiva de responder aos objetivos deste estudo, foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos através de análise documental, observações não participantes e entrevistas semiestruturadas. Para analisar os documentos selecionados da escola pesquisada foi utilizada a análise de conteúdo, e para a análise dos dados empíricos foram elaboradas categorias de análise. Os resultados encontrados, confirmando as evidências de outras pesquisas, apontam que os fatores associados ao desempenho da escola no IDEB são: dedicação e compromisso dos profissionais com o processo de ensino e aprendizagem; participação e acompanhamento dos pais; gestão democrática; trabalho em equipe; ambiente escolar respeitoso e harmônico; foco na avaliação como reguladora do processo de ensino e aprendizagem; foco nas atividades de leitura e escrita; intervenção contínua e paralela. Entretanto, os indicadores de qualidade da escola investigada fazem parte de um contexto. Assim, não devem ser tratados isoladamente. Cada escola possui suas especificidades, motivo pelo qual seus indicadores não devem ser entendidos como 'fórmula de qualidade'.
Abstract or summary: This research has as main objective to investigate the possible actions implemented by Matta Machado State School that contribute to the performance of the school in IDEB, as well as to identify, in general, if and how the results expressed by the IDEB are used, and what possible actions used by the school. In order to respond to the objectives of this study, a qualitative approach was adopted, the data were produced through documentary analysis, non-participant observations and semi-structured interviews. In order to analyze the selected documents of the researched school, the content analysis was used, and for the analysis of the empirical data, categories of analysis were elaborated. The results found, confirming the evidences of other researches, indicate that the factors associated with the performance of the school in the IDEB are: dedication and commitment of the professionals with the teaching and learning process; parental involvement and monitoring; democratic management; team work; respectful and harmonious school environment; focus on evaluation as a regulator of the teaching and learning process; focus on reading and writing activities; continuous and parallel intervention. However, the quality indicators of the investigated school are part of a context, so they should not be treated in isolation. Each school has its specificities, which is why it’s indicators should not be understood as a 'quality formula'.
URI: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1618
Appears in Collections:PPGED - Mestrado Profissional em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alessandra_cristina_pacheco.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record Recommend this item


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons