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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1375
Title: O ideário republicano e as instituições escolares em Montes Claros (1916-1918)
Authors: Andrade, João Paulo da Silva
Thesis advisor: Lage, Ana Cristina Pereira
Key words: Educação escolar;  Primeira República no Brasil;  Montes Claros;  Imprensa;  School education;  First Republic in Brazil;  School culture;  Press
Recommend for theses/dissertations: 15-Feb-2017
Issue Date: 2017
Note dissertation / thesis: Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.
Citation: ANDRADE, João Paulo da Silva. O ideário republicano e as instituições escolares em Montes Claros (1916-1918). 2017. 99 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo compreender como as instituições escolares da cidade de Montes Claros (MG) representaram um importante instrumento mantenedor do Status Quo do Estado Brasileiro na Primeira República (1889-1930). O marco temporal é o período de 1916 a 1918, e justifica-se pelas fontes utilizadas e que tratam de assuntos referentes à Escola Normal Norte Mineira e ao Grupo Escolar Gonçalves Chaves. Objetiva-se conceituar e interpretar a história da educação na cidade de Montes Claros, na busca compreender os sujeitos envolvidos nos processos históricos para a constituição das sociedades, bem como as suas práticas e adequações aos moldes do novo Estado Republicano Brasileiro. Justifica-se a relevância da referida pesquisa devido ao enriquecimento das discussões acerca do período trabalhado e das contribuições para a história local.
Abstract or summary: This dissertation aims to understand how school institutions of the town of Montes Claros (MG) represented an important instrument maintaining the Status Quo of Brazilian State in First Republic (1889-1930). The time frame is the period from 1916 to 1918, and it is justified by the sources used and approaches matters related to the Escola Normal Norte Mineira and Grupo Escolar Gonçalves Chaves. It aims to conceptualize and interpret History under the bias of Cultural History, which seeks to understand the subjects involved in the historical processes for the constitution of societies, as well as their practices and adjustments to the molds of the new Republican Brazilian State. The relevance of this research is justified due to the enrichment of the discussions about the period worked and the contributions to the local history.
URI: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1375
Appears in Collections:PPGCH - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (Dissertações)

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